quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A nossa história...



Antes do Clube ser fundado

Nas Piçarras já emergia a vontade de se praticar actividades que enriquecessem as vidas da população e por isso, num “descampado”, se disputavam jogos de futebol entre as aldeias e montes dos arredores, como Landeira, Pegões, Canha, Poçeirão, e outros… juntando e movimentando todos os habitantes da aldeia e das proximidades.
Para além do futebol, também os bailes animavam a vida social da época com os típicos bailes no “Salão Aranha”.

O Início

O Desportivo Clube das Piçarras foi fundado a 6 de Agosto de 1970 e como o próprio nome indica o Desporto foi eleito como actividade principal da Colectividade

As primeiras reuniões do Clube foram realizadas na sacristia da Igreja das Piçarras, não existindo ainda instalações próprias, tendo mais tarde o Clube comprado o terreno para a construção da Sede Social do D.C.P., onde ainda hoje permanece. A construção da Sede foi conseguida com a ajuda e colaboração dos sócios e população.

O terreno do Parque de Jogos do Clube foi doado pelo Sr.Eng. Cândido Duarte, sendo o nome pelo qual ainda actualmente é conhecido, em honra do mesmo pela sua grande generosidade.

Desporto

A história futebolística do Clube iniciou-se nos anos 70, nos escalões juvenis e seniores, tendo tido uma importante influência na formação desportiva e cultural destes jovens, pois através do futebol puderam conhecer novos lugares, como foi o caso de Villa Nueva Del´Fresno em Espanha, onde se deslocaram em 1979.
O ponto mais alto do futebol federado do D.C.P. foi na época desportiva de 1983/84 com a conquista da subida à 1ºDivisão Distrital, tendo sido um orgulho para toda a aldeia.
Porém no final da década de 80, o futebol federado deixou de existir, voltando somente a vingar nas épocas de 2001 a 2003 deixando novamente de existir no anos seguintes, devido a questões de ordem financeira.
Em 2003, o Clube apostou novamente no desporto rei e organiza deste então, a Maratona de Futebol 5 24horas, onde os lugares cimeiros são disputados por várias equipas durante 24h seguidas. É um evento desportivo de grande sucesso, envolvendo toda a Aldeia e até o Concelho, fazendo actualmente parte da programação das Festas da Cidade de Vendas Novas.

Curiosamente, no Parque de Jogos do Clube também se têm promovido e realizado jogos desportivos com a camada jovem da aldeia, bem como jogos amigáveis entre os solteiros/as e casados/as. O Futebol Nocturno é uma realidade que se tem tornado um hábito, onde num simples jogo de futebol se encontram várias gerações da aldeia.

Para além do Futebol, o Desportivo Clube das Piçarras também tem na sua história a prática de outras modalidades desportivas que também elevaram o nome do Clube, como o xadrez, o tiro aos pratos e ao alvo, o jogo da malha, as damas, o dominó, a sueca, as gincanas de motas, entre outros, continuando actualmente a promover estas e novas actividades desportivas.

Homenagem

A 14 de Janeiro de 1984 em Assembleia-Geral, o Clube decidiu que a partir desta data, todos os prémios já instituídos ou que viessem a sê-lo, seriam denominados de “Prémios Rubira”, criados com o objectivo de reconhecer o factor humano de mérito desportivo do atleta Rubira, falecido num trágico acidente de viação.

Actividades Recreativas

O D.C.P. também promove Actividades Recreativas, como Bailes e Festas, por cada época festiva do ano, como, o Baile de Carnaval, da Pinha, das Flores, da Adiafa, a Festa de Natal, Passagem de Modelos, Festa das Mulheres, discotecas e termina com a Passagem de Ano.
As Festas Anuais de três dias no início de Agosto fazem parte da Cultura do Clube, pois comemoram o seu aniversário e fundação. É uma festa bastante animada, onde várias modalidades desportivas, culturais e de lazer, fazem juntar muitas pessoas da aldeia e arredores.


Várias Actividades

Na década de 90 outras actividades surgiram para dinamizar o D.C.P., perdurando ainda até aos dias de hoje. São actividades que têm tido, desde sempre, uma adesão entusiástica por parte dos muitos sócios, moradores e até curiosos que se juntam ao Clube.
O Rancho Folclórico das Piçarras, Infantil e Juvenil, que fomenta a cultura através dos seus trajes típicos da região alentejana, das cantigas e das danças folclóricas, dando também a conhecer a outras regiões o nome da aldeia das Piçarras.
O grupo cénico do Teatro Amador das Piçarras T.A.P., que dinamiza a nossa colectividade nos dias de Festas, através do seu humor e bem-estar que são uma constante..
A actividade “Piçarras a Viver - desporto” através de convívios desportivos faz juntar diferentes gerações. A actividade “Piçarras a Viver – tempos livres" durante o Verão proporciona aos seus jovens participantes, a ocupação dos tempos livres, através de diversas actividades lúdicas, pedagógicas e alguns passeios.


O Desportivo Clube das Piçarras, no dia 7 de Setembro de 2005 foi condecorado
pela Câmara Municipal de Vendas Novas, com a Medalha de Mérito Municipal

Apesar de ser um Clube pequeno, tem uma diversidade de actividades, viradas a todo o público. Tal deve-se ao facto desta colectividade ter, desde sempre, direcções, sócios, e amigos empenhados em colaborar, com o único objectivo de divulgar e promover o Desportivo Clube das Piçarras, bem como o nome da Aldeia.
Muito obrigado a todos...

2 comentários:

  1. Olá a todos!
    Muitos parabéns pelo blog. Está um trabalho muito interessante. Espero que continuem o bom desempenho e que continuem a animar bem a simpática aldeia de Piçarras. Aldeia que considero um pouco como minha também, embora ande agora ausente. Valores mais altos se levantam. Beijos a todos e mais uma vez muitos parabéns da Clara

    ResponderEliminar
  2. acho sinceramente que esta bom mas podia haver mais imagens da aldeia mas esta fixe parabéns

    ResponderEliminar